Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias



17/06/2009 - Projeto Rondon® reconta sua história em Goiás

Os tijolos aparentes do suporte de uma caixa d’água no Parque São João, em Anápolis, guardam uma história de responsabilidade social e cidadania que será recontada em breve. Esta e outras sete casas do bairro simples de ruas de terra foram construídas para abrigar famílias carentes do município há 30 anos em uma ação do Projeto Rondon®, que terá sua trajetória no Estado mostrada em um documentário. O vídeo, que está sendo produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Goiás (UCG), faz parte de um amplo projeto da Associação dos Rondonistas do Estado de Goiás – Projeto Rondon Goiás® para comemorar os 42 anos de um dos movimentos acadêmicos mais respeitados da história do País.
No mês de julho, o Projeto Rondon Goiás® promoverá no Shopping Bougainville, uma mostra de fotos e reportagens antigas sobre a ação dos rondonistas goianos em seus dias áureos, entre 1967 e 1989. Nesta época foi extinta pelo governo a Fundação Projeto Rondon, que coordenava as ações do movimento. Desde então, o Rondon está se reorganizando por meio de associações não governamentais. A mostra, que tem o apoio da Organização Jaime Câmara, por meio do Jornal O POPULAR e da TV Anhanguera; do Diário da Manhã e das Universidades Católica e Federal de Goiás, está sendo organizada pela biblioteconomista Adriane Duarte e pela museóloga Roseli de Fátima Brito Netto Barreto, doutora em museologia pela Universidade Universidade Lusófona De Humanidades E Tecnologias – Lisboa.
Com o objetivo de agendar a visita da equipe que está cuidando da produção do documentário, o voluntário Daniel Régis Ribeiro esteve no dia 6 de junho no Parque São João, acompanhado das rondonistas Maria Mercês Salazar Santos e Maria Zélia de Souza. Eles reencontraram as famílias beneficiadas com a construção das casas nos mesmos imóveis para os quais se mudaram há 30 anos.
Os moradores relembraram emocionados a ação que lhes possibilitou realizar o sonho da casa própria. O Projeto Rondon® conseguiu a doação dos lotes e as residências foram edificadas tijolo a tijolo pelos próprios estudantes e os beneficiários. Talvez por isso, as moradias tenham conseguido cumprir tão bem o seu papel social. Elas nunca foram vendidas. As que não são ocupadas pelos proprietários originais estão abrigando descendentes deles.
Neste sábado, dia 20 de junho, as famílias serão entrevistadas para o documentário. O trabalho da equipe de estudantes, coordenados pela professora Consuelo Gobbi, será acompanhado pela diretoria do Projeto Rondon Goiás®. As visitas serão iniciadas pela manhã, às 9 horas, e continuarão durante todo o dia.

Fonte: Projeto Rondon® - Goiás







Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: