Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias



13/07/2009 - Projeto Rondon faz visita ao presidente da Organização Jaime Câmara

Acompanhado de conselheiros, voluntários e rondonistas, o presidente do Projeto Rondon Goiás, José Cláudio Pereira Caldas Romero, foi recebido nesta segunda-feira, dia 13 de julho, pelo presidente da Organização Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior. José Cláudio Romero solicitou o encontro para agradecer o apoio da OJC ao projeto de resgate da memória do Projeto Rondon no Estado e convidar Jaime Câmara Júnior para a solenidade de abertura da exposição Projeto Rondon Extra, que será realizada de 7 a 16 de agosto no Shopping Bougainville, em comemoração aos 42 anos do movimento no País. Na ocasião serão homenageadas personalidades do Estado que colaboraram com o Projeto, entre os quais, Jaime Câmara Júnior.

A mostra Projeto Rondon Extra recontará a trajetória rondonista em território goiano a partir do que foi publicado pela imprensa. São reportagens, fotos e vídeos coletados em centros de documentação dos veículos de comunicação, entre os quais o da OJC. A direção da empresa autorizou a pesquisa e cedeu cópia de todo o seu acervo relacionado ao Projeto. O material fará parte da exposição e também de um vídeo que está sendo produzido por alunos de jornalismo da Universidade Católica de Goiás (UCG), sob a coordenação da professora Consuelo Gobbi. O vídeo trará depoimentos de rondonistas históricos para Goiás, como a professora Maria do Rosário Cassimiro, ex-reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG).

José Cláudio Romero assinalou que os veículos de comunicação da OJC – as rádios, o Jornal O Popular e a TV Anhanguera – sempre foram parceiros muito importantes para o Projeto Rondon na divulgação de ações desenvolvidas em favor das comunidades carentes do Estado. Agora, com a participação na organização da exposição de aniversário, o grupo OJC ajuda a resgatar a memória do movimento, que se perdeu com a extinção da Fundação Projeto Rondon pelo governo federal, em 1989.

Jaime Câmara Júnior agradeceu a homenagem e ressaltou a relação de entrega, de reciprocidade entre os rondonistas e a comunidade. “O trabalho é louvável, pois as carências apenas mudaram de formato”, observou. “Se há 42 anos, a luta era para tirar o sustento da terra, plantando a roça, hoje as pessoas não têm mais de plantar, pois compram o alimento no supermercado. Mas continuam tendo que brigar pelo seu sustento. Mudou apenas a forma como são obrigadas a lidar com suas necessidades básicas.”

Além de José Cláudio Romero estiveram na OJC Maria Aparecida Sardinha, Lúcio Dias Nascimento, Alexsandro Jorge Lima, Taina Massad, Daniel Régis de Oliveira, Márcio Souza e os acadêmicos Nayana Carolina Barbosa, estudante de Biologia da Uni-Anhanguera; Janaina Cunha Freitas e Patrícia Guimarães Capuzzo, alunas de Enfermagem da Universo; e Thiago Martins Isaac, estudante de Medicina da UFG.


Fonte: Projeto Rondon® - Goiás







Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: