Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias

28/08/2009 - Exposição em comemoração aos 42 anos do Projeto Rondon na UFG é prorrogada

A mostra itinerante, promovida em comemoração aos 42 anos do Projeto Rondon®, está em cartaz no pátio do Instituto de Ciências Biológicas II. Os 20 painéis reconstroem a trajetória rondonista no Estado desde a Operação Zero, em 1967, até os dias atuais.

A reconstituição é feita por meio de reproduções de fotos e reportagens publicadas pelos jornais O POPULAR e Diário da Manhã e cedidas por arquivos pessoais (de ex-integrantes do movimento), de bibliotecas e museus. O acervo é fruto de pesquisa realizada pela biblioteconomista e documentarista Adriane Duarte Cordeiro. A mostra tem como curadora a museóloga Roseli de Fátima Brito Netto Barreto.
Imagens históricas, como uma foto do marechal Cândido Rondon durante passagem por Goiânia para reunião de governo e outra da Operação Zero, expedição de 30 universitários ao território federal de Rondônia no ano de 1967, que deu origem ao Projeto Rondon®, estão atraindo a atenção dos acadêmicos da UFG. Eles aproveitam os intervalos das aulas para conferir o conteúdo da mostra e ficam curiosos sobre como também podem participar do movimento. No Projeto Rondon® Goiás de hoje a inscrição é feita por meio da internet, em formulário digital que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.projetorondon-go.org.br.
O interesse manifestado pelos estudantes mostra que a filosofia do Projeto Rondon® continua atual e consegue mobilizar a comunidade acadêmica. Não foi por acaso que a extinção da Fundação Nacional que mantinha o movimento pelo governo federal em 1989 causou revolta da sociedade. É o que relata reportagem reproduzida em um dos painéis da exposição, que registra ainda, por meio de reportagens e textos, o ressurgimento do movimento como organização não-governamental, nacionalmente, em 1990, e regionalmente, em 2005.
A partir da sua passagem pelo Câmpus 2 a Exposição Projeto® Rondon Extra percorrerá um roteiro que inclui o Paço Municipal, a Universidade Católica de Goiás, a Universidade Salgado de Oliveira e o Palácio Pedro Ludovico Teixeira (antigo Centro Administrativo).

Abaixo o cronograma da itinerância:

  • 19 de agosto a 03 de setembro – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • 04 a 13 de setembro – Paço Municipal
  • 14 a 23 de setembro – Universidade Católica de Goiás (UCG)
  • 24 a 30 de setembro – Universidade Salgado de Oliveira (Universo)
  • 01 a 14 de outubro – Palácio Pedro Ludovico Teixeira



    Fonte: Projeto Rondon® - Goiás







Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: