Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias

08/09/2009 - Faculdade de Medicina da UFG recebe mostra Projeto Rondon® Extra!

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu nesta terça-feira, dia 8 de setembro, a exposição Projeto Rondon Extra!, promovida pela Associação dos Rondonistas do Estado de Goiás – Projeto Rondon® Goiás.

A exposição comemora os 42 da Operação Zero , que foi realizada em 1967 e marcou o início do movimento no País.Os 20 painéis que resgatam a trajetória rondonista no Estado estão à disposição do público até sexta-feira, dia 11, no hall do auditório da Faculdade, com entrada pela Rua 235, em frente à Faculdade de Educação. Eles permaneceram do dia 20 de agosto até o dia 03 de setembro no pátio do Instituto de Ciências Humanas e Biológicas (ICB-II), no Câmpus 2.

A reconstituição da história do Projeto Rondon® em Goiás foi feita por feita por meio de reproduções de fotos e reportagens publicadas pelos jornais O POPULAR e Diário da Manhã e cedidas pertencentes a arquivos pessoais (cedidas por ex-integrantes do movimento), de bibliotecas e museus. O acervo é fruto de pesquisa realizada pela biblioteconomista e documentarista Adriane Duarte Cordeiro. Os arquivos originais se perderam por ocasião da extinção da Fundação Nacional Projeto Rondon, em 1989, pelo governo federal. A mostra tem como curadora a museóloga Roseli de Fátima Brito Netto Barreto.

A mostra, que será levada a várias instituições, está montada na Faculdade de Medicina atendendo um pedido do reitor Edward Madureira. A princípio, ela seria exposta apenas no Câmpus 2. A prorrogação se dá em função de a história da Faculdade de Medicina estar intimamente ligada à história do Projeto Rondon®. A unidade acadêmica sempre foi uma das mais atuantes nas Operações do movimento.

A partir da sua passagem pela UFG (que ainda incluirá a Faculdade de Direito), a Exposição Projeto® Rondon Extra! percorrerá um roteiro que inclui o Paço Municipal, a Universidade Católica de Goiás, a Universidade Salgado de Oliveira e o Palácio Pedro Ludovico Teixeira (antigo Centro Administrativo).



Fonte: Projeto Rondon® - Goiás







Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: