Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias

22/09/2009 - Exposição Projeto Rondon Extra! é destaque no Seminário Museus e Cidades

A Exposição Projeto Rondon® Extra!, que remonta a trajetória do Projeto Rondon® no Estado de Goiás, é um dos destaques no o Seminário Museus e Cidades, que será encerrado nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo Museu Antropológico e a Faculdade de Artes Visuais da mesma instituição. A mostra itinerante foi montada pelo Projeto Rondon® Goiás em comemoração aos 42 anos do movimento e estreou no Shopping Bougainville, em 7 de agosto. Desde então já esteve em cartaz no Câmpus II e na Faculdade de Medicina da UFG e na Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

O seminário Museus e Cidades é uma das atividades da Primavera de Museus, evento que tem por objetivo integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade por meio do debate de temas atuais. O tema desta edição da Primavera de Museus é Museus e Direitos Humanos que pretende refletir sobre o papel dos museus como espaços de valorização da diversidade cultural e do direito à memória, reconhecendo a cultura como um direito humano, expresso nos modos de vida, motivações, crenças religiosas, valores, práticas, rituais e identidades.

Já no Seminário Museus e Cidades estão sendo discutidos temas que articulam as bases teóricas e conceituais da instituição museológica, particularmente, nos aspectos e problemas da atual potencialização dos discursos e projetos de museus e centros culturais como espaços vinculados ao turismo. A problemática abrange as áreas da Arquitetura de Museus, Conservação e Informação, Museografia, Turismo, Gestão e Marketing de Projetos Culturais. A Primavera de Museus tem o apoio do Sistema Brasileiro de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus e do Ministério da Cultura.

Projeto Rondon® Extra!

Patrocinada pela Associação dos Rondonistas do Estado de Goiás – Projeto Rondon® Goiás em comemoração aos 42 da Operação Zero, que foi realizada em 1967, e marcou o início do movimento no País, a Exposição Projeto Rondon® Extra! é constituída de 20 painéis com reproduções de fotos e reportagens sobre os principais fatos relacionados ao movimento durante toda a sua existência. O material foi coletado nos acervos dos jornais O POPULAR e Diário da Manhã e em arquivos de ex-integrantes do movimento, bibliotecas e museus.

A pesquisa foi realizada pela biblioteconomista e documentarista Adriane Duarte Cordeiro e a mostra tem como curadora a museóloga Roseli de Fátima Brito Netto Barreto. O trabalho de resgate dessa memória foi necessário porque os arquivos originais se perderam por ocasião da extinção da Fundação Nacional Projeto Rondon, em 1989, pelo governo federal.

Baixe o cartaz do Seminário.


Fonte: Projeto Rondon® - Goiás






ARQUIVOS ASSOCIADOS:









Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: