Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias

05/03/2010 - Projetos de parques prevêem teatro e academias ao ar livre

Alunos e professores da PUC-Goiás apresentam trabalhos desenvolvidos em parceria com o Projeto Rondon® Goiás e Prefeitura de Goiânia para reurbanização de áreas desocupadas por Programa de Habitação.

Os três projetos de reurbanização que serão executados pela Prefeitura em áreas desocupadas pelo Programa Municipal de Habitação A Casa da Gente na Vila Montecelli, no Jardim das Aroeiras e na Vila Emílio Povoa prometem revolucionar o conceito de parques em Goiânia.

Elaboradas por alunos dos cursos de Arquitetura e Gestão Ambiental sob a supervisão da Oficina de Planejamento Urbano e Ambiental (OPUA), do Instituto do Trópico Subúmido (ITS) e do Projeto Rondon® Goiás, as propostas foram apresentadas nesta quarta-feira, às 9 horas, no auditório do prédio da Faculdade de Arquitetura, na Área III. O secretário municipal de Habitação, Mauro Miranda, esteve presente e elogiou o trabalho, que segundo ele, deve ser executado ainda este ano.

Os projetos prevêem equipamentos inéditos, como teatro de arena e academia de ginástica ao ar livre, e procuraram respeitar o ambiente social e os hábitos das comunidades em que serão implantados. Na Vila Emílio Povoa, por exemplo, os caminhos utilizados pelos moradores para voltar para casa de bicicleta foram preservados, o que deve favorecer a freqüência dos habitantes do lugar ao parque. O mesmo objetivo tem o teatro de arena, que servirá de palco para ensaios e apresentações de uma escola de circo e outras iniciativas culturais existentes no Jardim das Aroeiras.

Além da ocupação adequada dos espaços que foram liberados com a remoção de casas das áreas de risco e alagamento e da oferta de novas opções de lazer, os parques foram projetados para recuperar estas áreas, atualmente degradadas. Os projetos incluem redes de esgoto e de captação da água pluvial, construção de caixas coletoras que evitarão enchentes nos córregos próximos e o reflorestamento.

Promovida pela OPUA e o ITS, a apresentação feita pelos alunos também foi prestigiada por técnicos da Prefeitura de Goiânia e pela diretoria do Projeto Rondon® Goiás, representado pelo seu presidente, José Cláudio Romero, seu vice-presidente, Daniel Régis O. Ribeiro, o conselheiro Alexsandro Jorge Lima e o consultor administrativo Lúcio Dias Nascimento.

Em estudo desde setembro de 2009, os projetos têm como orientadores o geólogo Alan Kardec de Oliveira, do ITS; a arquiteta Isabel Barêa Pastore, da Opua; o engenheiro civil Edson Nishi, da PUC-Goiás, da arquiteta Deise Regina C. Pereira, da Smhab, e do vice-presidente do Projeto Rondon® Goiás, Daniel Regis O. Ribeiro, que é engenheiro ambiental. A professora Isabel Barêa Pastore informou que embora o projeto de implantação esteja pronto, falta ainda o detalhamento dos equipamentos públicos, que deve ser concluído em abril.

Mauro Miranda destacou que, ainda que não fossem executados, ainda que ficassem apenas no papel, os projetos já teriam resultado em um enorme ganho para Goiânia. “O envolvimento da Universidade na elaboração destas propostas estimula na instituição e nos acadêmicos uma preocupação com a cidade. Tenho certeza que, depois desta experiência, os alunos que dela participaram serão profissionais muito mais críticos e atentos às necessidades da nossa capital.”

Rondon Extra!

Aproveitando o clima criado pela apresentação dos projetos, foi montada no hall do prédio da Faculdade de arquitetura da PUC-Goiás a Exposição Rondon® Extra! A mostra, que foi elaborada em comemoração aos 42 anos do Projeto Rondon é composta por 20 painéis que reúnem reproduções de fotos e reportagens coletadas nos centros de documentação dos jornais Diário da Manhã, O Popular e da TV Anhanguera. O material descreve a trajetória rondonista em Goiás. A mostra conta passo a passo os fatos que marcaram o movimento desde a sua fundação em 1967 até os dias atuais.


Fonte: Projeto Rondon® - Goiás







Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: