Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias

05/03/2010 - Rondon Goiás® acompanha atendimento de portadores de doença rara no HGG

O Projeto Rondon® Goiás acompanhou a primeira consulta de 13 pacientes portadores de xeroderma pigmentoso, nesta quarta-feira, 3 de março. O Rondon está apoiando o Ministério Público na busca por assistência aos pacientes, moradores de Araras (GO)

Pacientes portadores de xeroderma pigmentoso chegaram nesta quarta-feira, 3 de março, na capital para a primeira consulta do tratamento da doença considerada rara, no Hospital Geral de Goiânia (HGG). Os treze moradores de Araras, distrito do município de Faina, foram acompanhados pelo Projeto Rondon®, que está dando apoio ao grupo em sua busca pelo acesso à saúde.

A dona de casa Cláudia Sebastiana Jardim Cunha, 32 anos, está aliviada em poder fazer o tratamento da doença que atinge sua pele. “Estávamos isolados. Não tinha nenhuma esperança. Achei que ia morrer à míngua como já vi alguns tios morrerem”, declarou. Entre sete irmãos, apenas três nasceram saudáveis. “O sol é totalmente proibido para nós”, conta. Ela está ansiosa para o tratamento, mas acredita que o caminho a ser percorrido “vai ser longo e difícil.”

Cada paciente teve uma consulta particular para a avaliação do estágio em que se encontra a doença. De acordo com o diretor de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Jeferson Leite da Silva, os doentes deverão ter destinos diferentes, podendo ser tratamento dermatológico, oncológico ou os dois. “Goiânia é referência em saúde. Vamos encaminhá-los à unidade mais adequada para não comprometer o tratamento”, explica.

O Projeto Rondon foi responsável por um relatório entregue em janeiro ao Ministério Público, em que demonstra as carências das famílias de Araras, tanto do ponto de vista de saúde, quanto social. “Verificamos as necessidades e junto com o Ministério Público foi montada uma força-tarefa com diversos parceiros para o atendimento aos portadores da doença. Além disso, fomentamos a criação de uma associação para garantir os direitos de acesso à saúde”, diz a conselheira do Projeto Rondon® Goiás Maria Aparecida Sardinha, que acompanhou as visitas dos pacientes em Goiânia.

Já está pré-agendada para os dias 26 a 28 de março operação do Projeto Rondon® no distrito de Araras, especialmente para beneficiar os portadores de xeroderma pigmentoso. O objetivo é levar informações sobre a doença e dicas de saúde e prevenção, além de promover atividades de lazer e cidadania. “Queremos também realizar ações para inclusão social à comunidade”, ressalta Maria Aparecida.


Fonte: Projeto Rondon® - Goiás







Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: