Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias

04/05/2012 - Projeto Rondon® Goiás comemora aniversário de patrono com Operação

A data de nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 5 de maio, será comemorada com ação de saúde e consciência ambiental pelas famílias do Residencial Jardins do Cerrado VII

No dia 5 de maio, sábado, é aniversário do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, herói da integração nacional e defensor das causas indígenas. Em homenagem ao patrono deste movimento que é nacional e atua há 45 anos promovendo a inclusão social, o Projeto Rondon® Goiás realizará a Operação Cerrado VII. A ação levará saúde e consciência ambiental ao bairro de mesmo nome, construído com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, para abrigar famílias que precisaram do apoio do governo para conquistar o sonho da moradia própria. As atividades, que ocorrerão no Centro de Cidadania, começarão às 14 horas e serão encerradas às 18 horas.

Estarão envolvidos, 20 acadêmicos das Ligas do Pulmão, Diabetes e Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ação será apoiada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que desenvolve junto à Caixa Econômica Federal o Plano de Intervenção do Trabalho Técnico Social (PITTS) no bairro. O Instituto, junto com uma empresa também contratada pela Caixa, é responsável pelas atividades direcionadas a cerca de 1,8 mil famílias.

Serão realizadas durante toda a tarde, aferição de Pressão Arterial e testes de Glicose , além de palestras educativas sobre promoção da saúde. Estão programadas uma Oficina de Decoração em Material Reciclável, às 14h30, e uma Oficina de Brinquedos com Garrafas Pet às 16h30. As crianças e jovens poderão se divertir na Sala de Leitura que também funcionará durante toda a tarde.

Este ano serão completados 147 anos no nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Ele nasceu a 5 de maio de 1865, em Mimoso, Mato Grosso, e ficou órfão aos dois anos de idade. Foi educado pelo avô e por um tio, de quem herdou o sobrenome Rondon. Mostrou interesse pelo carreira militar e, aos 16 anos, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha.

Desde então, dedicou sua vida a duas causas: a ligação dos mais distantes pontos da fronteira e do sertão aos centros urbanos do país e a integração do indígena à civilização. Rondon era descendente de bandeirantes paulistas e corria em suas veias o sangue indígena. Por isso, empenhou-se em associar o trabalho de desenvolvimento das comunicações à tarefa de proteger os povos indígenas nos estados de Goiás, Mato Grosso e Acre.

Graças a seus méritos, conseguiu pacificar várias tribos indígenas com suas mensagens de paz e prosperidade. Fundou o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), hoje Fundação Nacional do Índio (Funai). Em 1952, sugeriu a criação do Parque Nacional do Xingu, projeto consumado em 1961. Ao completar 90 anos, recebeu o título de marechal. Rondon faleceu em 19 de janeiro de 1958, no Rio de Janeiro.

Sua dedicação às populações indígenas sensibilizou a sociedade brasileira, por ocasião de seu falecimento, e suscitou adeptos desejosos de manter o seu legado e fazê-lo frutificar. Em 1967, com o objetivo de levar estudantes universitários à região Norte, para propiciar o intercâmbio de culturas e prestar serviços voluntários aos índios e à população local, foi criada no Rio de Janeiro, a Fundação Nacional Projeto Rondon, que se manteve atuante até 1989, quando foi extinta pelo governo Sarney, na reforma administrativa.

Insatisfeitos com o fim da Fundação, os integrantes do movimento o transformaram em organização não-governamental (ONG). A entidade , que está representada em vinte estados (incluído o Distrito Federal), mantém as mesmas características, atuando em parceria com universidades pela promoção social e a inclusão de comunidades carentes de atenção do poder público.

Fonte: Projeto Rondon® - Goiás







Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: