Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Notícias



27/08/2012 - Projeto Rondon® Goiás participa do Mobilize

Estudantes de enfermagem e de curso técnico em saúde bucal esclareceram moradores de Aparecida de Goiânia sobre cuidados na gestação, DST e higiene dental, em evento do HSBC no sábado, 25 de agosto

Loiede de Souza Brito, aluna do curso técnico de higiene dental da Escola Irmã Dulce, em Goiânia, deixou de ficar em casa descansando no sábado, 25 de agosto, para participar como voluntária do Projeto Rondon® Goiás no Mobilize, ação de cidadania promovida pelo banco HSBC. A estudante venceu o nervosismo e, no palco da Escola Municipal Monteiro Lobato, no Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia, onde foi realizada a ação, deu uma aula de escovação para dezenas de crianças. Ela fez parte de um grupo de 11 voluntários, entre as quais 10 acadêmicos de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).

“Valeu a pena vir”, disse Loiede de Souza. “As crianças normalmente não sabem como escovar os dentes e a escovação incorreta pode provocar desgaste do esmalte dos dentes e retração da gengiva. Por isso é importante repassar a informação.” Enquanto a estudante orientava sobre higiene dental, os acadêmicos de enfermagem da PUC-Goiás coordenavam seis rodas de conversa sobre cuidados na gestação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e aids.

As palestras foram movimentadas. Após os informes e orientações sobre a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, foram distribuídos preservativos, e após o bate-papo sobre pré-natal, as moradoras participaram de um sorteio de kits bebês, doados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). As rodas de conversas foram rápidas, de no máximo 20 minutos, e interativas, com o objetivo de tirar as dúvidas dos participantes. Deram muito resultado.

Grávida de 7 meses do primeiro filho, uma menina que se chamará Maria, a merendeira Kelly Priscila Martins Oliveira, 28 anos, foi à escola onde é servidora municipal trabalhar como voluntária na cozinha durante o Mobilize. Na hora da palestra sobre cuidados com a gravidez, as companheiras de trabalho se desdobraram nas tarefas para que ela pudesse parar e assistir. “Foi muito bom vir. Não sabia que até os seis meses de vida o bebê só deve ingerir leite materno. Já estava aprendendo fazer uns chazinhos para dores de barriga e hoje aprendi que não se deve dar nada à criança além do peito.”

Rosa de Souza Barbosa, 63 anos, pioneira do bairro, deixou de molho em casa a roupa que estava lavando e foi ao Mobilize junto com o filho Edvaldo de Souza Barbosa, de 32 anos, para retirar o passaporte do idoso. Ficou orgulhosa de ver a organização do evento. “Está tudo muito bonito. Eu valorizo porque me mudei para cá para morar embaixo de um pé de árvore. Depois vivi em uma barraca de lona e só então consegui construir minha casa. Hoje o bairro está muito bom e desenvolvido.”

Durante o evento os rondonistas, também distribuíram folderes explicativos sobre o aleitamento materno, material desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que coordena o movimento Nós Podemos Goiás, e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. As informações mostram que a importância da amamentação, que atende as metas 4 (reduzir a mortalidade infantil) e 5 (melhorar a saúde materna) dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, cerca de 350 voluntários fizeram parte do Mobilize, que incluiu ações como encaminhamento para o mercado de trabalho, pré-inscrições para cursos profissionalizantes, emissão de passaporte do idoso, palestras e rodas de conversa, oficinas de reaproveitamento de alimentos, entre outras. Toda a programação foi planejada pelo Comitê Regional de Ação Voluntária do HSBC para atender as metas para os ODM, como a melhoria da saúde das gestantes, respeito ao meio ambiente e desenvolvimento econômico. Também apoiaram o evento a Losango, Realize Consultorias, Saneago, Sesi – Fieg, Sinduscon, Celg, OVG, Senac, Grupo Life, Ciee, Cevam, Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho, Sine e IEL.


Fonte: Projeto Rondon® - Goiás







Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: