Rondonista em Santa Rosa de Goias e Mamuel Emidio-PI,em 1977e 1978,gostaria de entrar em contato com participantes.


Postar minha mensagem

Ver outras mensagens

09/05/2013 - Projeto Rondon elege nova diretoria e será Instituto

Ver mais imagens

Projeto Rondon Extra!



O resgate da história do Projeto Rondon® em Goiás

Em comemoração aos 42 anos do Projeto Rondon®, o Projeto Rondon® Goiás idealizou e colocou em prática no ano de 2009, um projeto ousado, de resgate da trajetória rondonista no Estado: o Projeto Rondon® Extra! Por meio de uma exposição e de um documentário, o Projeto Rondon® Goiás recontou passo a passo os fatos que marcaram o movimento desde a sua fundação, em 1967, até os dias atuais.

O trabalho foi necessário diante da perda de todos os arquivos da coordenação regional da Fundação Nacional Projeto Rondon por ocasião de sua extinção. A Fundação foi desativada em 1989 pelo governo federal durante reforma administrativa para contenção de gastos e os documentos foram recolhidos pelo Exército Brasileiro.

Para resgatar esta memória, o Projeto Rondon® Goiás foi a campo em parceria com os principais veículos de comunicação do Estado, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e com a colaboração de ex-rondonistas.

O resultado do trabalho foi apresentado à sociedade no dia 7 de agosto, na sala 01 do Cine Lumière, no Shopping Bougainville, um dos mais tradicionais de Goiânia em uma solenidade em que foram homenageados com título de sócio honorário do Projeto Rondon® Goiás rondonistas de destaque e autoridades que colaboraram com o movimento.

Estiveram presentes autoridades como o vice-prefeito de Goiânia e ex-rondonista Paulo Garcia, a senadora Lúcia Vânia e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. O professor Osvaldo Guimarães, que começou como voluntário em operações e depois tornou-se seu coordenador estadual (cargo que só abandonou para assumir a pró-reitoria de Extensão da UFG), discursou em nome da diretoria do Projeto Rondon® Goiás. Ele lembrou algumas obras importantes do movimento, como a construção de 20 casas no Bairro Parque São João, em Anápolis.

Também discursaram o coronel Sérgio Mário Pasquali, presidente do Projeto Rondon® Nacional, e o professor Wolmir Amado, reitor da Universidade Católica de Goiás, que falou em nome dos homenageados. Em um discurso emocionante, o reitor comparou movimento a uma árvore cheia de fecundidade e de pujança. “O País ganhou muito com as ações do Projeto Rondon®.”

O professor Edward Madureira que teve oportunidade de participar em ações do Projeto Rondon como acadêmico, já no final da década de 80, próximo da extinção da Fundação Nacional, disse que o título de sócio honorário aumenta a sua responsabilidade como reitor, de trabalhar pela perpetuação do movimento.

O presidente do Projeto Rondon® Goiás, José Cláudio Romero, ressaltou que o Projeto Rondon® Extra! vem preencher uma lacuna na memória do movimento e divulgá-lo no meio da sociedade atual. “Resgatar o passado dará força ao Projeto Rondon® para que ele possa continuar a sua obra.”


Cronograma da exposição itinerante:

  • 07 a 16 de agosto de 2009 - Shopping Bougaiville
  • 19 a 03 de setembro de 2009 - Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • 08 a 11 de setembro - Faculdade de Medicina da UFG (Câmpus 1)
    14 a 18 de setembro de 2009 - Universidade Salgado de Oliveira (Universo)
  • 21 a 23 de setembro - Faculdade de Direito da UFG (Câmpus 1)
  • 24 a 28 de setembro de 2009 - Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás (Câmpus 5 - Jardim Goiás)
  • 28 a 30 de setembro de 2009 - Prédio da Reitoria da PUC-Goiás (Área 4)
  • 30 de setembro a 02 de outubro de 2009 - Prédio da Arquitetura da PUC-Goiás (Área 3)
  • 05 a 10 de outubro de 2009 - Prédio da Biblioteca da PUC-Goiás (Área 1)
  • 07 de dezembro de 2009 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Palmas/TO




Você pode visualizar os painéis clicando nos links abaixo:

VER 1ª PARTE
VER 2ª PARTE


Fonte: Projeto Rondon® - Goiás












Assine a nossa newsletter e receba as novidades sobre o Projeto Rondon:

Seu nome:


Seu e-mail: